segunda-feira, 19 de março de 2012

Patrona da Feira do Livro" Lendo no Parque"


Maria Mercedes Cavalheiro

professora, poetisa, escritora e teóloga

Maria Mercedes Cavalheiro nasceu em Panambi, RS. É filha de André Pithan de Souza (in-memoriam) e Marina Borba de Souza, é casada com o professor Celso Cavalheiro, é mãe de um casal de filhos, Roberta (psicóloga) e Gustavo (fisioterapeuta), também tem um netinho (Eduardo).

Em sua cidade natal, cursou o primeiro e o segundo grau. Estudou no Grupo Escolar Pindorama, no Colégio Evangélico Panambi e na Escola Nossa Senhora de Fátima. Licenciou-se em Letras na Unijuí onde também realizou sua pós-graduação em Língua Portuguesa. Em 2011, formou-se em Teologia (FACETE).

No início de sua carreira profissional, Mercedes lecionou na escola Rui Barbosa (escola municipal). No seguinte ano, em 1974, iniciou o seu trabalho como professora estadual, o qual desempenhou até o ano de 2009. Trabalhou nas seguintes escolas estaduais: Adolfo Kepler, Poncho Verde, Pindorama, Paulo Freire e José de Anchieta. Também lecionou 22 anos na escola particular denominada Escola Nossa Senhora de Fátima, onde ministrava aulas de Língua Portuguesa e Literatura para os alunos do Curso Habilitação ao Magistério.

Em 1987, como a professora sempre gostou de leitura, principalmente de textos literários, lançou-se ao desafio de publicar a sua primeira obra literária, o livro de poemas “Reflexos; em 1989, juntamente com outros escritores brasileiros, participou de uma publicação de caráter nacional “Antologia de contos, crônicas e poesias”; em 1990, lançou a sua obra “Fragmentos humanos” (poemas); em 1997, como era integrante da AEP (Associação dos Escritores de Panambi), teve participação na obra “Porções de bem querer” com a coletânea de poemas intitulada “Transparências”; em 1998, também com a AEP, participou do trabalho coletivo “Todo dia é dia especial” (livro sobre datas comemorativas); em 1999, foi lançada a segunda edição dessa obra. Também nesse mesmo ano, Mercedes foi eleita pela segunda vez presidente da AEP (Associação dos Escritores de Panambi. Em 2001, foi editada a obra “Mensagens para você”, juntamente com a escritora Regina Zambon Schmidt; em 2003, a segunda edição dessa obra; nesse mesmo ano, houve a publicação da obra “O fim pode ser o recomeço”. Mercedes também foi colunista no Jornal Notícia Ilustrada, a partir do ano de 2001, trabalho desenvolvido até o ano de 2007.

Atualmente, Maria Mercedes dedica-se diariamente à Palavra de Deus, isto é, levando-a a outras pessoas através de leituras, mensagens, reflexões e, até mesmo, por meio de conversas informais. Também continua produzindo os seus textos, além de dar aulas particulares de Língua Portuguesa. Como mensagem, ela nos transmite as seguintes palavras: “Eu canto a minha existência, porque Deus habita em meu espírito, permitindo-me voar muito alto, sem ter medo da incerteza de não encontrar o que almejo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário